SAMSUNG APOSTA NO MERCADO DE SAÚDE E EQUIPAMENTOS MÉDICOS

Denílson Kuratomi, Diretor de Health and Medical Equipment da Samsung para o Brasil, fala sobre as novidades da companhia para o mercado de equipamentos médicos e conectividade.

Denílson Kuratomi - Diretor de Health and Medical 

Equipment da Samsung para o Brasil

Uma das líderes globais em tecnologia, a Samsung tem apostado no mercado de equipamentos médicos e conectividade. Desde o lançamento da divisão Health and Medical Equipment, a Samsung ofereces produtos que promovem diagnóstico fácil, rápido e preciso em sistemas de ultrassom e raios-X digitais, além de tomógrafos portáteis e analisadores de sangue. “Nos últimos anos, introduzimos no mercado produtos de última geração que atendem os mais altos padrões de serviços médicos e hospitais no mundo todo”, explica o Diretor de Health and Medical Equipment da Samsung para o Brasil, Denílson Kuratomi.

A conectividade e a experiência do paciente também são preocupações da companhia. O aplicativo Hello Mom, desenvolvido recentemente pela Samsung é um exemplo dessa interatividade. “A partir da interação com o ultrassom WS80A, o aplicativo, que está em fase piloto, tem como principal objetivo alinhar as reais necessidades dos médicos e as oportunidades proporcionadas pela tecnologia. Com o aplicativo Hello Mom é possível acessar as imagens obtidas no exame em tempo real e de qualquer lugar, possibilitando também salvá-las, ter acesso a umhistórico de consultas e agendar as próximas visitas ao médico”, comenta Denílson.

A perspectiva da companhia para 2016 é de crescimento no Brasil, com a possibilidade de lançamento de novos produtos e dispositivos médicos e de saúde fáceis de usar, que permitem o diagnóstico rápido e preciso, proporcionando maior qualidade de atendimento ao paciente.

“Nossos produtos clinicamente avançados e soluções médicas irão inovar a forma como os médicos detectam doenças, além de permitir que as pessoas ao redor do mundo possam buscar e manter um estilo de vida mais saudável”, finaliza Denílson.

A Samsung é famosa mundialmente por sua participação nos mais variados segmentos de tecnologia, como dispositivos mobile, letrodomésticos, etc. No entanto, suas atividades na área médica ainda são pouco conhecidas no Brasil e sua entrada nesse mercado ocorreu apenas recentemente. Quais são as apostas da companhia para se destacar neste setor no Brasil?

Nós nos concentramos em atender as demandas de clientes para um diagnóstico mais fácil, rápido e preciso.

A paixão da Samsung em criar produtos que melhoram a vida das pessoas impulsiona o negócio de equipamentos médicos. Por meio da nossa tecnologia mundialmente reconhecida em smartphones e displays, bem como do nosso design, fornecemos equipamentos que permitem um diagnóstico mais preciso com imagens mais claras no menor tempo possível. Esse conjunto cria a melhor solução em saúde orientada ao paciente.

De que forma a Samsung avalia a atual situação do mercado brasileiro de Saúde para fabricantes de tecnologias médicas? Porque acredita que o ambiente era promissor para a chegada da divisão de saúde da Samsung no Brasil?

A Samsung HME – Health and Medical Equipment tem uma estratégia global e abrangente, com foco em atender as necessidades do ambiente médico local.

O segmento de Raio-X no Brasil, por exemplo, vive um momento muito especial devido ao amplo mercado de sistemas analógicos e a oportunidade de transição para os sistemas digitais.

A Samsung lançará neste ano o raio-X digital GF50, que irá revolucionar o mercado devido ao seu custo-benefício, produtividade até três vezes maior do que o analógico e dose de radiação muito mais baixa, proporcionando maior cuidado com o paciente e melhor ergonomia para o operador.

O aparelho de ultrassom WS80 adequa-se ao cenário brasileiro de crescente conectividade e compartilhamento, principalmente em um momento tão único como a gestação. Com o aplicativo “Hello Mom”é possível acessar as imagens obtidas no exame em tempo real e de qualquer lugar, possibilitando também salvá-las, ter acesso a um histórico de consultas e agendar as próximas visitas ao médico.

Quais são os principais produtos oferecidos atualmente, quais são seus principais atrativos e para quem são destinados?

O foco da Samsung é a criação de uma linha completa de equipamentos médicos (sistemas de diagnóstico por imagem e diagnósticos in vitro). Desde o lançamento da empresa, em 2009, até hoje, oferecemos produtos que promovem diagnóstico fácil, rápido e preciso em sistemas de ultrassom e raios-X digitais, além de tomógrafos portáteis e analisadores de sangue. Nos últimos anos, introduzimos no mercado produtos de última geração que atendem os mais altos padrões de serviços médicos e hospitais no mundo todo.

De que forma a Samsung explora sua experiência nos mais diversos segmentos da tecnologia para incorporar novas funções a equipamentos tradicionais, como de ultrassonografia, por exemplo?

A taxa de natalidade no Brasil e a maior proximidade entre paciente e médico na hora de fazer os exames antes do nascimento do bebê nos propiciaram apostar na valorização desses momentos, que já são bastante especiais para os futuros pais. É algo bastante comum que esse público leve para casa DVDs ou pen drives com arquivos de vídeos ou fotos da consulta pré-natal – em um formato fácil para que a família possa conferir tudo em casa.

O Ultrassound Experience promove a conectividade do aparelho WS80 com o aplicativo Hello Mom. Se o pai ou a família não puderem participar da consulta, o aplicativo permite o envio de imagens do bebê e promove interação entre a mãe e o médico de qualquer lugar.

O público brasileiro está preparado para pagar mais por exames que tragam novas funções/atrativos agregados?

O desafio, principalmente para o médico ou o hospital, é agregar valor às atividades hospitalares, além do diagnóstico. A Samsung, ao desenvolver o Hello Mom, tem como objetivo utilizar toda a tecnologia que possui e entregar uma experiência única para o consumidor, viabilizando aos profissionais um diferencial para reverter seu investimento. Neste caso, o estudo foi baseado em entender a demanda do público para, ao mesmo tempo, criar uma nova forma dos pais e familiares curtirem os momentos antes do nascimento da criança e um modo do médico se diferenciar nesse concorrido mercado. Os centros de pesquisa em Manaus (AM) e Campinas (SP) foram os responsáveis pelo projeto.

A Internet das Coisas é uma tendência também para o segmento de tecnologias médicas? Poderia citar iniciativas da Samsung nesse sentido?

O Hello Mom e sua interação com o ultrassom WS80A são bons exemplos da aplicação prática da Internet das Coisas. O conceito está em projeto piloto para que sejam testadas e alinhadas as reais necessidades dos médicos e as oportunidades proporcionadas pela tecnologia.

O aplicativo também armazena as informações na nuvem, facilitando o acesso e a impressão de imagens para a construção de um álbum que, além de proporcionar a opção de customização, pode ser acessado por qualquer membro da família e amigos.

Qual é a projeção que a Samsung, divisão Health & Medical Equipments, faz para o ano de 2016?

A Samsung tem como objetivo fornecer dispositivos médicos e de saúde fáceis de usar, permitir o diagnóstico rápido e preciso, e proporcionar aos médicos maior qualidade de atendimento ao paciente.

A criatividade e a diversidade dos nossos funcioná Perfilrios ajudam a mudar a maneira como as pessoas experimentam os serviços de saúde.

Esse valor compartilhado contribuirá para o posicionamento da Samsung como líder na área da saúde global nos próximos 10 anos.

Nossos produtos clinicamente avançados e soluções médicas irão inovar a forma como os médicos detectam doenças, além de permitir que as pessoas ao redor do mundo possam buscar e manter um estilo de vida mais saudável.

Fonte: Revista Panorama, edição jan-fev/2016